Projetos Ensino Fundamental – Anos iniciais

O Projeto Saber Aprender, desenvolvido pelo Serviço de Orientação Educacional, desperta e estimula em cada estudante o desejo de aprender cada vez mais, de ampliar seu conhecimento e ser o protagonista de seu processo de aprendizagem. 

Desta forma, o aluno aprende a desenvolver a sua autorregulação, autonomia e proatividade. Potencializamos a sua capacidade de estruturar, executar e avaliar seus estudos e melhorar de forma significativa seu desempenho acadêmico e convívio social.

Na prática, ajudamos o estudante a:

  • construir hábitos saudáveis de estudo;
  • melhorar sua produtividade;
  • reconhecer suas conquistas;
  • definir metas e estratégias para superar desafios;
  • desenvolver suas habilidades socioemocionais.

O Projeto Saber Aprender tem sido realizado dentro e fora do contexto da sala de aula, com a parceria dos professores e das famílias, com encontros de formação e orientação para alunos, educadores e pais.

Acreditar no potencial de cada criança e em seu processo de autorregulação, são os pontos de partida do projeto Liderança Vicentina.

Durante os primeiros meses de aula, cada criança das turmas dos 5ºs anos é convidada a refletir sobre as competências socioemocionais e sobre a necessidade da autorregulação em seu processo de aprendizagem, sobre o trabalho em equipe e o fortalecimento de sua resiliência diante dos desafios vivenciados em sua caminhada. 

Exercendo cada vez mais o seu protagonismo, os estudantes têm a oportunidade de se autoavaliarem para se candidatarem a líderes de turma, fazendo suas escolhas e tomando suas decisões. 

O objetivo deste projeto é consolidar de forma real a formação integral de nossos alunos, instigando-os cada vez mais a serem agentes de transformação, solidários e éticos,  respaldados nos princípios e valores vivenciados e apreendidos em nossa instituição, preparando-os para a vida.

As saídas pedagógicas contribuem para ampliar o universo cultural e de conhecimento de nossos alunos. Integram nosso projeto pedagógico e variam de acordo com os estudos de cada grupo. 

Visitas a museus, teatros, fábricas, parques e a outros locais enriquecem as experiências vividas pelas crianças. Os locais a serem visitados são definidos todos os anos pela equipe pedagógica, de acordo com as pesquisas desenvolvidas pelos grupos/séries e a disponibilidade dos diferentes espaços.

Com objetivo de incentivar a aprendizagem da matemática, os alunos do Ensino Fundamental 1, desenvolvem várias atividades lúdicas envolvendo conceitos matemáticos.

As aulas de matemática passaram a ser mais divertidas e interativas com materiais concretos, como o trabalho de frações com barras de chocolates, construção de sólidos geométricos com palitos e jujubas, além da construção de jogos matemáticos com materiais recicláveis. 

Com objetivo de incentivar a aprendizagem da matemática, os alunos do Ensino Fundamental 1, desenvolvem várias atividades lúdicas envolvendo conceitos matemáticos.

As aulas de matemática passaram a ser mais divertidas e interativas com materiais concretos, como o trabalho de frações com barras de chocolates, construção de sólidos geométricos com palitos e jujubas, além da construção de jogos matemáticos com materiais recicláveis.