Projetos Ensino Fundamental – Anos finais

O Clube da Leitura promove a formação cultural e protagonismo de nossos leitores.

Com a intenção de ampliar o grupo de leitores do Colégio São José, também promovemos interação e fortalecimento de vínculos afetivos, maturidade cognitiva e leitura de mundo, fatores essenciais para o desenvolvimento integral de nossos alunos.

A participação de nossos alunos em olimpíadas representa mais uma oportunidade para enfrentarem situações-problemas e, com base em seus conhecimentos adquiridos ao longo dos anos, terem a competência de resolvê-las

Estimulamos a participação dos alunos nas diversas olimpíadas e temos obtido excelentes resultados nas provas dos últimos anos. Reconhecemos e nos orgulhamos do empenho de todos os participantes!

OBMEP
A
Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP) é um grande projeto nacional que envolve alunos de praticamente todos os municípios brasileiros.

Criada para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, tem importante papel de melhora na qualidade da educação básica e de inclusão social.

A participação de nossos alunos na OBMEP representa mais uma oportunidade para enfrentarem situações-problemas e, com base em seus conhecimentos adquiridos ao longo dos anos, terem a competência de resolvê-las.

Estimulamos a participação dos alunos na OBMEP e temos obtido bons resultados nas provas dos últimos anos. Reconhecemos e nos orgulhamos do empenho de todos os participantes!

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)

A
Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira em parceria com a Agência Espacial Brasileira, é voltada para estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio de todo o Brasil.

O objetivo é fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promovendo a difusão dos conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa.

O Serviço de Orientação Educacional (SOE) realiza durante o mês de março e abril o Projeto Hábitos de Estudo em parceria com professores e estudantes.

Orientadores educacionais ajudam o estudante a mapear e organizar sua rotina de aprendizagem, administrar seu tempo, escolher recursos informativos e adotar estratégias de estudo.

No CVSJ, nosso papel é orientar e incentivar o aluno a praticar a autonomia e a gestão responsável dos compromissos escolares, atividades extraclasse e os momentos de lazer.

Liderança Vicentina é um projeto que traz como objetivo aprofundar conhecimentos relacionados à liderança juvenil, motivando os participantes a assumir o protagonismo nos diferentes espaços que participam.

O processo de eleição tem início no mês de fevereiro, quando os candidatos apresentam suas propostas aos colegas de turma, para a escolha dos representantes por meio de um processo eleitoral.

Após eleitos e empossados, líderes e vice-líderes atuam como mediadores dos colegas de turma em encontros, formações, reuniões mensais e em diversos momentos de diálogos dentro do ambiente escolar.