O Colégio

Educação Humanista

O Colégio Vicentino São José desenvolve uma educação humanista cristã, com identidade confessional e tradição vicentina. A proposta é com foco na formação integral do estudante, com excelência acadêmica e potencializando as habilidades e o protagonismo.

Proposta pedagógica

A Rede Vicentina de Educação assume a Pedagogia Progressista que parte da análise crítica das realidades sociais e sustenta, implicitamente, as finalidades sociopolíticas da educação. 

Em sua dimensão evangélico-libertadora, entende a educação como atividade onde educadores e estudantes apreendem a realidade como mediação e dela extraem o conteúdo da aprendizagem tornando-se protagonista de seu projeto de vida e proporcionando experiências pedagógicas em que os estudantes desenvolvam relações humanas norteadas pela ética cristã.

Formação integral com excelência

Nestes anos de atuação, o Colégio São José consolidou-se no mercado com excelência acadêmica e uma infraestrutura ampla e de qualidade, promovendo uma formação com valores, inovação e responsabilidade social.

Formação integral com excelência

Investimos na formação continuada dos educadores e nas tecnologias educacionais, que possibilitam atender os novos tempos. Nosso projeto educativo contemporâneo, atento aos movimentos do novo mundo que se anuncia, promove uma educação integral e contextualizada. 

Curiosidades sobre o Colégio Vicentino São José
  • A história do nosso colégio começou com a Irmã Tereza Chiesa, que chegou em Vila Velha no dia 1º de Junho de 1957, com a missão de iniciar esse projeto educativo.
  • Irmã Tereza Chiesa deu o primeiro passo criando o 1º Ginásio Feminino dessa cidade, denominado Instituto Nossa Senhora das Graças. 
  • “São José” foi o santo escolhido para ser patrono da instituição. Nele seriam confiadas todas as dificuldades que pudessem aparecer. 
  • No dia 1º de Maio de 1958, o Colégio São José foi inaugurado. Começou com 47 alunas no Curso Ginasial, e permanece até hoje honrando sua história.