Como acessar?
O COLÉGIO »   Quem Somos

Somos uma Escola Católica Vicentina, dirigida por Irmãs que pertencem à Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo. A Companhia está presente nos 5 continentes e em 95 países, buscando responder aos apelos de Deus nas novas formas de pobreza, imbuída do mesmo espírito que animou São Vicente de Paulo e Santa Luísa de Marillac. O Colégio São José, em Vila Velha - ES,  foi fundado em 1958, a pedido do Vigário Frei Firmino Matufchek e por insistência de seus habitantes  que sentiam a necessidade de um ginásio feminino. Diante da insistência, o Conselho da Associação São Vicente de Paulo reuniu-se, no dia 29 de maio de 1957, na cidade do Rio de Janeiro, Rua Santa Amélia, 102, a fim de deliberar sobre a possível criação de um ginásio em Vila Velha, que tivesse por finalidade, dar à juventude feminina vilavelhense uma sólida instrução aliada à formação moral, cívica e religiosa, segundo os critérios da pedagogia moderna e dentro das normas da Santa Igreja.

No dia 1º de Junho de 1957, chegava a Vila Velha a Irmã Tereza Chiesa, autorizada a dar início a esta tão significativa obra. Atenta ao objetivo de sua vinda tratou logo de preparar toda a documentação para dar  entrada, na Inspetoria Seccional de Vitória, ao pedido de criação do ginásio. O pedido foi acolhido com muita simpatia por parte do Sr. Inspetor Seccional, naquela ocasião, Dr. Elias Rodolpho Bussinger, que se prontificou a auxiliar em tudo que fosse preciso para que o 1º Ginásio Feminino de Vila Velha viesse a ser uma realidade. Achou conveniente que lhe fosse dado um nome, já que o Instituto Nossa Senhora das Graças, com seus estatutos próprios, não era um ginásio. Foi então escolhido “São José”,  santo que passaria a ser seu patrono e a quem seriam confiadas todas as dificuldades que pudessem aparecer. Quando tudo já estava bem encaminhado, a Seccional autorizou que se realizassem os exames de admissão. Contando  47 alunas, o estabelecimento foi aprovado  em 1º de Maio de 1958,   iniciando o Curso Ginasial e inaugurando o  Colégio São José.

Pouco a pouco, o Colégio ampliou suas atividades e instalações, dotando-as do que se faz necessário para a concretização de sua missão pedagógica, evangélico-vicentina e ao bem-estar de educandos e educadores.

SUA FILOSOFIA

A Ação Educativa Vicentina se nutre da experiência de São Vicente de Paulo e de Santa Luísa de Marillac, promovendo o desenvolvimento de competências e habilidades, possibilitando ao educando tornar-se sujeito do seu próprio desenvolvimento por meio de práticas educativas que estimulem a autonomia, respeito à vida, solidariedade, responsabilidade, disciplina e ética.

MISSÃO

Educar e evangelizar à luz da pedagogia de São Vicente de Paulo e Santa Luísa de Marillac para formar cidadãos solidários e comprometidos com a vida em toda a sua plenitude.

Ser referência em Educação reconhecida por:

* Excelência na qualidade de ensino;
* Valorização da pessoa humana em sua dignidade;
* Compromisso com ações sociais e ambientais;
* Identidade e forte imagem institucional;
* Gestão profissional e estratégica;

* Articulação efetiva com a igreja local.